Veja o desempenho do Instituto de Ensino São Francisco de Assis na temporada 2017

Após três participações na Copa Mackenzie Metropolitana, o Instituto de Ensino São Francisco de Assis chegou pela primeira vez na semifinal em 2017.

Na temporada passada, a equipe fez uma boa campanha, foi cabeça de chave do grupo 8 registrando 31 gols e 9 pontos, em 7 partidas. Na primeira fase, o time já chegou goleando e venceu o Colégio Guararapes por 9 a 1 mostrando que ia dar trabalho. Na sequência derrotou o Colégio Heitor Garcia por 8 a 1 e a Escola Estadual Alexandre Von Humboldt por 1 a 0.

Na fase eliminatória não foi diferente, venceu o Colégio Salgueiro por 8 a 0 e o CED nos pênaltis, por 3 (5) a 3 (4). Nas oitavas enfrentou novamente o Colégio Heitor Garcia e aproveitou a confiança para golear mais uma vez a equipe, desta vez por 5 a 0, e avançar na competição. O jogo mais acirrado até agora foi contra o Colégio Santa Cruz, válido pelas quartas de final. A partida foi corrida e, de virada por 4 a 2, conseguiram a classificação.

Mas o Colégio Amorim, grande campeão da Copa Mackenzie Metropolitana 2017, parou o IESFA, vencendo por 5 a 1. Na disputa do terceiro lugar, o time acabou perdendo para o experiente Colégio Tancredo Neves por 3 a 0 e ficou em 4º lugar.